Neuropsicologia


A prática de Neuropsicologia Clínica permite que se obtenham diagnósticos e consequentes tratamentos de doenças que afetam o sistema nervoso central que têm repercussões no comportamento (relação cérebro-comportamento). Os tratamentos focam-se na funcionalidade da pessoa no seu dia-a-dia e consequente melhoria da qualidade de vida em geral.

As doenças do sistema nervoso central podem afetar a maneira como a pessoa se sente, o próprio pensamento e o comportamento.

Os sintomas que a/o podem levar a um neuropsicólogo passam por dificuldades em realizar as tarefas diárias (fixar recados, planear o dia, gerir a medicação, gerir contas).

Assim, abrangem:

  • Dificuldades de memória
  • Dificuldades de atenção e concentração
  • Dificuldades de orientação
  • Dificuldades de linguagem
  • Alterações de humor
  • Entre outros!

Algumas causas que o podem levar a um neuropsicólogo são:

  • Envelhecimento
  • Queixas de memória
  • Acidente Vascular Cerebral
  • Traumatismo crânio-encefálico
  • Doença de Alzheimer, Parkinson, Huntington
  • Esclerose Múltipla
  • Aneurisma
  • Tumor Cerebral
  • Epilepsia
  • Entre outros!



Avaliação Neuropsicológica

Avaliação neuropsicológica


A Avaliação Neuropsicológica é importante para documentar e compreender as perdas funcionais, ou seja, o modo como determinada condição está a afetar o quotidiano, e para fornecer recomendações de tratamento baseadas nos pontos cognitivos fortes e fracos.

Saber mais



Reabilitação neuropsicológica


A Reabilitação Neuropsicológica permite que a pessoa e a família trabalhem em conjunto com os profissionais. A Reabilitação, ao contrário da cirurgia ou dos medicamentos, não é algo que é feito ou dado aos indivíduos, mas sim um processo duplo interativo do qual o doente faz parte.

Saber mais
Reabilitação Neuropsicológica



Estimulação cognitiva

Estimulação cognitiva


A Estimulação Cognitiva é indicada no acompanhamento do envelhecimento cerebral normal, em casos de pessoas saudáveis interessadas em melhorar as suas capacidades cognitivas, e em casos de doenças neurodegenerativas (como as demências, por exemplo) para atrasar o processo demencial.

Saber mais



Apoio ao cuidador


Muitas vezes o mais difícil para um cuidador é saber como pode ajudar e ultrapassar as consequências que a doença também lhe provocou.

Saber mais
Apoio ao cuidador



Grupos de partilha

Grupos de partilha


Venha partilhar a sua experiência e conhecer outras histórias de vida, num ambiente seguro, confidencial e de proximidade!

Estes grupos têm uma base democrática, onde são os próprios elementos a definirem as regras e a tomarem decisões. A confidencialidade é um dos princípios orientadores, assim como o respeito por cada um.

Saber mais




Grupos de terapia


Existem duas modalidades de grupos: os de estimulação cognitiva e os de reabilitação. A primeira destina-se a pessoas saudáveis com mais de 60 anos que queiram manter o cérebro ativo e a pessoas com défices cognitivos ou estádios iniciais de demência. A segunda modalidade é orientada para pessoas que sofreram um AVC, traumatismo crânio-encefálico, aneurisma, tumor cerebral ou outra lesão cerebral adquirida, bem como para quem sofra de epilepsia, esclerose múltipla, ou outra.

Saber mais
Grupos de terapia



Psicologia Clínica e da Saúde


A Organização Mundial de Saúde define-a não como ausência de doença, mas enquanto “estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

Muitas das vezes, a dificuldade em procurar um profissional especializado prende-se com o preconceito e a vergonha de procurar ajuda. Embora haja estratégias que lhe podem conferir algum alívio momentâneo e superficial (procurar um amigo que ouça e ajude, praticar um desporto, ouvir música, ler, dançar), é sempre necessária uma análise da situação desencadeadora de sofrimento de forma a solucionar o mesmo.

O Psicólogo é um profissional especialista nas questões de funcionamento humano, a nível do comportamento e da cognição, que utiliza estratégias e metodologias cientificamente validadas, com o objetivo de ajudar a pessoa a compreender a origem de determinados comportamentos, e encontrar soluções para que possa enfrentar e conduzir a sua vida.

As razões que o/a podem levar a um Psicólogo são:

  • A intenção de desenvolver um melhor auto-conhecimento, auto-estima ou alterar determinadas características psicológicas
  • Medos
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Stress
  • Problemas de relacionamento interpessoal
  • Problemas conjugais
  • Situações de luto
  • Problemas associados a doenças físicas
  • Entre outros!



Avaliação Psicológica

Avaliação psicológica


A Avaliação Psicológica é um procedimento que visa analisar de forma objectiva e fidedigna os diversos processos psicológicos que compõem o indivíduo, permitindo uma resposta compreensiva perante as dificuldades específicas do domínio emocional, comportamental, social, cognitivo e intelectual.

Saber mais




Consulta de psicologia (adulto)


A consulta de psicologia oferece um ambiente seguro, empático e eticamente regulado no exercício da intervenção psicológica. Com o processo terapêutico os pacientes podem expressar os seus objetivos de mudança, desenvolvimento pessoal ou desempenho; clarificar as suas necessidades ou problemas e encontrar ferramentas de apoio.

Saber mais
Consulta de psicologia (adulto)




Consulta Infanto-juvenil

Consulta Infanto-juvenil


A infância é marcada por grandes desafios do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, emocional, escolar e social. O processo de desenvolvimento ocorre em todas as crianças mas nem sempre ao ritmo esperado pelos pais, o que muitas vezes leva a que se questionem se o desenvolvimento e/ou o comportamento dos filhos será normal.

Saber mais




Aconselhamento Parental


O Aconselhamento Parental destina-se a Pais e Encarregados de Educação, que sintam necessidade de ajustar e/ou encontrar estratégias educativas, com o objetivo de diminuir as dificuldades e melhorar o bem-estar da criança ou adolescente em ambiente familiar.

Saber mais
Aconselhamento Parental




Grupos de Treino de Competências Parentais

Grupos de Treino de Competências Parentais


Educar uma criança é uma tarefa gratificante, mas que coloca desafios constantes e bastante difíceis aos pais.

Procurando dar resposta às necessidades dos Pais, a NeuroAv criou o Grupo para Treino de Competências Parentais, destinado a figuras parentais/cuidadores de crianças entre os 2 e os 8 anos de idade, com problemas comportamentais.

Saber mais



Terapia da fala


Em crianças em idade pré-escolar o Terapeuta da Fala centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação, bem como na intervenção.

Durante toda a idade escolar, o Terapeuta da Fala em perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.

Na idade adulta, o foco de intervenção do Terapeuta da Fala é maioritariamente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais.

Saber mais






Nutriçao


A alimentação é um aspeto essencial na nossa vida. É através dos alimentos que adquirimos a energia e nutrientes necessários para desenvolver as funções orgânicas.

As Ciências da Nutrição têm uma abrangência enorme! Importa entender que o potencial fisiológico de cada pessoa, desde os bebés até aos idosos, só é atingido quando se pratica uma alimentação cuidada e, acima de tudo, adequada à individualidade biológica de cada um.

Aprender a comer é tão valioso quanto necessário!

Saber mais



Coaching


O Coaching é uma metodologia de trabalho da atualidade que visa o desenvolvimento e a capacitação humana. Na prática, traduz-se num conjunto de técnicas de diversas ciências que se conjugam para que, num curto espaço de tempo, se produzam mudanças positivas e de longa duração. Consiste num trabalho especificado por setores de vida e de acordo com os objetivos individuais. Os objetivos são realistas, precisos e previamente definidos, o que permite que o período de sessões seja breve. No Coaching apenas se trabalham aspetos comportamentais, não explorando as suas causas mas sim a sua compreensão presente.

É uma intervenção sobretudo voltada para ação, concretizada através de uma relação entre duas entidades: Coach e Coachee. O trabalho foca-se no aperfeiçoamento, superação pessoal e profissional dos beneficiários. Incide apenas no presente, sendo planeado pelos intervenientes num momento preciso. Contudo, recorre a aprendizagens anteriores que promovam potencial pessoal não utilizado.

As sessões podem ser individuais ou em grupo (no caso de organizações ou empresas), com uma frequência semanal ou quinzenal e, embora o trabalho não se circunscreva ao período de acompanhamento, este deve ser continuado pelos destinatários fora das sessões e após a conclusão do programa.

O Coaching oferece uma plêiade de benefícios em diversos domínios, dependendo dos seus objetivos pessoais de cada um. Por exemplo: conquista de autoconhecimento e autodesenvolvimento; desenvolvimento de competências e exploração de talentos; quebra de crenças frustrantes e limitativas; promoção da felicidade e realização pessoal; consciencialização de valores e princípios; estruturação da missão de vida; aumento da congruência interna e externa; melhoria da qualidade de vida e bem-estar pessoal; promoção da autoestima e autoconfiança; aumento da flexibilidade e da capacidade de adaptação a mudanças, entre outros.




Life Coaching


O Life Coaching é orientado para a autorrealização e para o progresso pessoal, visando o desenvolvimento de competências e hábitos eficazes que promovam a qualidade de vida dos sujeitos.

Saber mais
Life Coaching




Coaching Profissional

Coaching Profissional


A intervenção no Coaching Profissional direciona-se sobretudo na exploração e reconhecimento dos pontos fortes no que diz respeito às competências, habilidades e talentos para posteriormente se planearem e implementarem planos de ação ajustados às características pessoais de cada um e a um projecto de vida e carreira compatíveis.

Saber mais




Outros



Grupos de apoio escolar


Este é um serviço dedicado a crianças e adolescentes que querem melhorar ou manter o seu desempenho escolar com uma rotina escolar adequada.

Durante estas sessões fazem-se os trabalhos de casa, revê-se a matéria dada, elaboram-se resumos e esquemas, treinam-se competências (atenção, concentração, memória, entre outros), e desenvolvem-se métodos de estudo. nto e/ou o comportamento dos filhos será normal.

Saber mais
Grupos de apoio escolar

Início | Serviços | Profissionais | Mapa do Site | Contactos


© 2017 NeuroAV. Todos os direitos reservados.


Designed and created by João Monteiro.