Reabilitação neuropsicológica


A Reabilitação Neuropsicológica permite que a pessoa e a família trabalhem em conjunto com os profissionais. A Reabilitação, ao contrário da cirurgia ou dos medicamentos, não é algo que é feito ou dado aos indivíduos, mas sim um processo duplo interativo do qual o doente faz parte.

O objetivo da Reabilitação Neuropsicológica é o de fornecer intervenções que garantam perspetivas de vida, compostas por elementos que encorajam o desenvolvimento pessoal, a responsabilidade e a ligação a outros. Este processo preocupa-se com a melhoria dos défices cognitivos, emocionais, psicossociais e comportamentais, permitindo que viva ao máximo e mestreie as mudanças constantes que fazem parte da vida humana. Assim, é sobretudo focado na adaptação, melhoria da funcionalidade e consequente melhoria da qualidade de vida e aumento de autonomia.

Ainda no processo de Reabilitação Neuropsicológica é fornecida consultadoria à entidade patronal ou contexto escolar da pessoa, se necessário, incluindo esclarecimentos acerca da situação em causa e os seus efeitos no desempenho da pessoa. A Reabilitação Neuropsicológica tem ainda como foco a (re)integração socio-profissional, bem como a promoção de estratégias que lhe permitam ter um melhor desempenho no trabalho e na vida pessoal.

Com base na avaliação das funções cognitivas superiores são planeados, programados e executados programas individualizados de Reabilitação Neuropsicológica. O programa inclui a administração de exercícios dirigidos a processos cognitivos específicos, tendo como objetivo a restauração clínica e compensação de funções. Em muitas situações a reabilitação cognitiva é um complemento ao tratamento farmacológico.

As consultas de Reabilitação Neuropsicológica são feitas de forma individual ou em grupo, com uma frequência média de 3 vezes por semana. Todo o processo é realizado com a pessoa e com a colaboração da família.


Marque já a sua consulta!

Início | Serviços | Profissionais | Mapa do Site | Contactos


© 2017 NeuroAV. Todos os direitos reservados.


Designed and created by João Monteiro.