Janeiro de 2017

Snacks, o eterno dilema


Uma alimentação saudável caracteriza-se pelo seguimento de várias normas. Uma das mais importantes e que, curiosamente, as pessoas tendem mais a falhar, é a periodicidade entre refeições. Isto é, não devemos estar mais do que 3/3h30m sem comer. Assim, é fácil perceber que as refeições principais (Pequeno-Almoço; Almoço e Jantar) não chegam para perfazer o dia alimentar.

A maioria das pessoas encontra dificuldade em escolher o que comer, precisamente nesta altura.


Aveia adormecida

Esta preparação culinária é excelente para pessoas sem muito tempo de manhã, porque se deixa feita já no dia anterior! Primeiro é necessário um recipiente que dê para tapar. Coloca-se a aveia dentro do frasco e adiciona-se iogurte magro (pode ser iogurte de soja ou bebida de soja ou de amêndoa ou de aveia ou arroz) e canela. Mexe-se bem e reserva-se no frigorífico até ao dia seguinte, quando estará pronto para ser consumido. Para a tornar numa refeição ainda mais completa pode juntar-se uma peça de fruta. A banana, por exemplo, fica uma delícia!

Aveia ao estilo de mingau

Esta receita é excelente para quem gosta de papas de aveia, mas que não tem paciência para as fazer ou pretende algo mais prático para o seu dia-a-dia. O primeiro passo é colocar a aveia numa taça. Depois “tempera-se”, adicionando alguns ingredientes a gosto. Combina-se muito bem com a aveia: lascas de coco desidratado, uvas passa, avelãs, amêndoas, nozes, bagas de Goji e canela. Podemos adicionar alguma stevia (em pó ou em folha) para adoçar. No final, junta-se água a ferver (até ao nível de cobrir a aveia) e tapa-se com um prato, deixando repousar durante 10 a 15 minutos. Pode adicionar-se um pouco mais de canela quando estiver pronto.

Gelado de banana e morango

Para os dias de maior calor, e em que não dispensamos um bom gelado, há uma solução saudável! Para isto, é necessária uma preparação prévia que consiste em cortar a banana em rodelas e congelar (até se pode congelar mais quantidade do que a que se prevê necessitar para ficar em stock). Para se fazer o gelado basta retirar a banana do congelador, adicionar os morangos frescos, (cerca de 1 banana para cada 150g de morangos) e triturar tudo até se atingir a textura desejada.

Panqueca de ovos e batata-doce

Esta receita pode ser um bom pequeno-almoço ou pré/pós-treino. Vai precisar de uma batata-doce cozida; um ovo inteiro mais duas ou três claras; e uma colher de chá de óleo de coco. O modo de preparação é bastante simples! Mistura-se tudo no liquidificador. Aquece-se a frigideira com o óleo de coco e mantém-se o lume brando. Colocam-se na frigideira duas colheres de sopa bem cheias da mistura de cada vez. Vira-se após 1 ou 2 minutos e espera-se que fique dourado de ambos os lados.

Panqueca de farinha de coco e claras

Esta receita é muito parecida com a anterior ao nível da preparação, mas mudam os ingredientes! Vai precisar de um ovo inteiro mais duas ou três claras, mas a farinha que usará será apenas uma colher de sopa de farinha de coco. Pode juntar canela em pó a gosto, e, caso deseje, uma colher de café de mel. A preparação é idêntica. Mistura-se tudo no liquidificador, aquece-se a frigideira com o óleo de coco e mantém-se o lume brando. Colocam-se na frigideira duas colheres de sopa bem cheias da mistura de cada vez. Vira-se após 1 ou 2 minutos e espera-se até que fique dourado de ambos os lados.


Maria Canha
Nutricionista da NeuroAV



Ver mais artigos

Início | Serviços | Profissionais | Mapa do Site | Preçário | Contactos


© 2017 NeuroAV. Todos os direitos reservados.


Designed and created by João Monteiro.