Março de 2016

COACHING

Uma das formas de potenciar o Desenvolvimento Pessoal

O filósofo ateniense Sócrates, um dos maiores pensadores de todos os tempos, costumava reunir os seus discípulos na Ágora, antigo mercado de Atenas, para discutir as questões da existência. Nunca tendo escrito uma linha, o seu método consistia em propor temas, instigar ideias com perguntas, ouvir o que os seus seguidores tinham a dizer, ensinar, e ao mesmo tempo aprender. Tudo em nome de um único objetivo: o desenvolvimento das pessoas à sua volta.

Passados mais de 2400 anos após a sua morte, o seu método de trabalho transformou-se numa das mais requisitadas ferramentas de desenvolvimento pessoal e organizacional. Na versão moderna do nosso século a técnica socrática é designada de COACHING.

Coaching não significa dizer às pessoas o que fazer; mas sim ajudá-las a controlar as suas vidas; ajudá-las a avaliar o que estão a fazer num determinado momento, levando em consideração os seus objetivos, sonhos, valores e intenções. O Coaching ajuda a pessoa a ir além dos bloqueios mentais, a ir além do que acredita possível.” - International Coaching Community.

A pessoa que recorre ao Coaching é designada de Coachee. Este deverá manter, em todos os momentos, uma relação de honestidade e respeito para com o Coach, que pode ser compreendido como um “maestro” que conduz de forma harmoniosa a melodia que irá culminar na sinfonia pretendida.

Assim, o Coachee tem um papel ativo ao longo de todo o período de trabalho conjunto, pretendendo-se que assuma o papel de desenhador da sua vida. É responsável pela sua aprendizagem e desenvolvimento durante o processo e, como tal, deverá estar atento a tudo o que se reflete nas pessoas que o rodeiam ou nas ações que desencadeia, tendo como dever manter o seu Coach informado de qualquer preocupação ou suporte adicional que necessite.

Existem 4 tipos de Coaching:

  • - Coaching Executivo
  • - Coaching Pessoal ou de Vida - Life Coaching
  • - Coaching Corporativo ou de Negócios
  • - Coaching de Grupos

“O Life Coaching é sobre desenhar o futuro, não sobre ultrapassar o passado ” - Nathaniel Branden. Neste sentido, o foco de trabalho é o autodesenvolvimento, incidindo na promoção do autoconhecimento, através da cedência das ferramentas necessárias para que a mudança de vida desejada ocorra. O Life Coaching é como que um meio de transporte para uma viagem de descoberta e melhoria individual.

E o que é o desenvolvimento pessoal? Entre vários conceitos engloba o conhecimento do sujeito sobre si mesmo, ampliação da consciência, autocorreção, capacidade de transformação, liberdade, responsabilidade, transcendência…

“Se eu quiser melhorar de facto a minha situação, tenho que trabalhar sobre a única coisa na qual tenho real controlo - Eu próprio.” - Covey.


Em jeito de conclusão deixo-vos um desafio promotor do autoconhecimento, o EXERCÍCIO DOS QUAIS:


Marta Rodrigues
Psicóloga da NeuroAV



Ver mais artigos

Início | Serviços | Profissionais | Mapa do Site | Preçário | Contactos


© 2017 NeuroAV. Todos os direitos reservados.


Designed and created by João Monteiro.